Purgatório e Inferno, duas realidades importantíssimas!
Que infelizmente em nossos tempos são deixadas de lado
Mas olha o que ensina o Catecismo de São Pio X
Quando devemos pensar nos Novíssimos?
É bom pensar nos Novíssimos todos os dias, e principalmente ao fazer a oração da manha, apenas acordados, à noite antes do deitar, e todas as vezes que somos tentados a fazer algum mal, porque este pensamento é eficacíssimo para nos fazer evitar o pecado.
Dois livros extremamente completos para conhecer e se aprofundar nas realidades esquecidas e desconhecidas do Purgatório e do Inferno
A IMPORTÂNCIA DE MEDITAR NO INFERNO
Catecismo de São Pio X: É bom pensar nos Novíssimos(Morte, Juízo, Inferno e Paraíso) todos os dias, e principalmente ao fazer a oração da manha, apenas acordados, à noite antes do deitar, e todas as vezes que somos tentados a fazer algum mal, porque este pensamento é eficacíssimo para nos fazer evitar o pecado.
Catecismo Romano: Estas verdades que os pastores devem, muitas vezes, inculcar aos ouvidos do povo cristão. Ela tem grande virtude para refrear as depravações da alma e para arredar os homens do pecado. Dificilmente alguém se arrojará em pecados, com tanta cegueira, que não seja de novo atraído pelo amor à virtude, em se lembrando que um dia dará contas a um juiz de suma justiça, não só de todas as suas ações e palavras, mas até dos mais ocultos pensamentos
Papa Pio IX disse a um missionário : "Pregai muitas vezes as grandes verdades da salvação; pregai sobretudo o inferno.
Nada de moderação; dizei claramente e bem alto toda a verdade acerca do inferno. Não há coisa melhor para fazer refletir e conduzir a Deus os pobres pecadores."
Padre Jacob Huddleston Slater: Quanto mais pensamos no inferno, tanto menos perigo há de cair nele.
Padre Charles Arminjon: Santo Inácio de Loyola disse que não conhecia pregação mais útil e fecunda do que a do Inferno.
Santa Teresa muitas vezes convidava suas freiras austeras a descerem em espírito e em pensamento ao Inferno durante suas vidas, a fim de evitar, dizia ela, que desçam lá realmente depois da morte.
Monsenhor de Segur: Pensai muitas vezes e seriamente no inferno, nas suas penas eternas, no fogo devorador, e prometo-vos que ireis para o céu. O grande missionário do céu é o inferno.
Padre Beltramini: O pensamento do inferno é fecundo de magnânimas resoluções. Quantos se santificaram meditando naquele terrível sempre e naquele terrível nunca!
Quantos deixaram o pecado e se entregaram à virtude ouvindo um sermão sobre o inferno!
São Roberto Belarmino: A falta de meditação talvez seja a principal razão por que o risco do tormento eterno, que está sempre a nos acossar a todos, não nos afasta do pecado.
Para muitas pessoas não lhes falta a fé, mas antes a meditação atenta e diligente do que a Fé propõe e ensina.
Por isso, acredito que empreenderia uma tarefa agradabilíssima a Deus e útil a vós se hoje, exibisse diante dos vossos olhos o quão horrível, atroz e inexorável são as torturas que Deus preparou para a gente ímpia e perversa.
Padre Stefano Manelli: Quando perguntaram a São Jerônimo porque se retirou para uma gruta de Belém e viver como um eremita penitente, ele respondeu: "Me condenei a esta prisão porque temo o inferno!"
Um gigante de doutrina e santidade como ele temia o inferno.
Nós, sem doutrina e santidade, nem nos preocupamos, nem queremos pensar no Inferno!